1
9
4
9
Attilio Santini

Attilio Santini faz parte de uma geração de italianos dedicados ao fabrico de gelados

Atillio já era o terceiro de uma geração de italianos dedicados ao fabrico de gelados, tendo o seu bisavô fundado a primeira geladaria em Viena de Áustria, com o brevetto do imperador Francisco José. Também seu pai, Arcangelo Santini, abriu anos mais tarde a sua loja de gelados em Itália, com a recomendação do rei Vítor Emanuel.

Atillio viajou e trabalhou um pouco por toda a Europa, mas o coração acabou por ficar preso em Espanha, onde casou. O jovem casal Santini resolveu aceitar o desafio de vir para Portugal, onde o requintado gelado italiano ainda era um luxo conhecido por poucos.

Attilio Santini
Attilio Santini

Attilio Santini foi uma referência de trabalho e de empreendedorismo, mas também um homem que pela sua nobreza e simpatia se tornou um exemplo de dedicação e empenho que ainda hoje é recordado com saudade por todos que com ele de algum modo conviveram.

Uma personalidade única, cujo nome simboliza uma marca de excelência

Pela afável simpatia que irradiava, manteve a amizade daqueles que ainda crianças começaram a saborear os seus gelados na primeira loja no Tamariz.

Era frequente ver este homem simples e modesto em amena conversa com Ministros, Membros do Corpo Diplomático e mesmo com Membros das Casas Reais.

Attilio Santini foi uma personalidade cujo nome se perpetua no tempo. Um exemplo para a família e para os amigos pela sua genuinidade, mantendo-se fiel a si próprio ao longo dos anos que marcaram a marca Santini como um ícone da sua geração.

  1. 1907

    Attilio Santini Mosena

    Attilio Santini Mosena nasceu em Cortina d’Ampezzo, Udine, filho de Arcangelo Santini e de Maria Mosena. A tradição do fabrico de gelados inicia-se ainda na altura do seu bisavô que, em Viena de Austria, tinha uma geladaria com a patente conferida pela Casa Imperial, atribuído pelo Imperador Francisco José.

  2. 1937

    Geladaria Sommariva, em Milão

    Depois de muitos anos passados noutras profissões, entre elas, serração de madeiras e treinador de equipa de futebol durante o serviço militar, inicia a sua experiência no ramo da geladaria na Geladaria Sommariva, em Milão.

  3. 1944

    Café Santpol em Valência

    Após anos a ganhar experiência nesta área, Attilio decide instalar-se em Valência, Espanha, abrindo o Café Santpol, onde viria a conhecer a sua mulher Isabel Catalan Saez. Foi também aqui que conheceu o Consul português João Moraes, que o desafiou a vir abrir uma geladaria em Portugal.

  4. 1947

    Attilio Santini chega a Lisboa

    Anos mais tarde chega a Lisboa, inicialmente para gerir a geladaria da Confeitaria Riviera, nos restauradores, para então em 1948 criar e gerir a fábrica Elba, no setor ligado à produção de bolachas, wafers e cones de bolacha. Local onde viria a criar a sua famosa receita para os cones de bolacha Santini até hoje usados na marca.

  5. 1949

    Geladaria propria na praia do Tamariz

    Finalmente Attilio abre a sua própria geladaria na praia do Tamariz, no Estoril, local onde na altura viviam diversos membros da realeza. No dia da abertura da loja, todos os gelados foram oferta da casa! Gelados estes que passariam a custar 1$50.

  6. 1954

    Capa da revista italiana Época

    É publicada na capa da revista italiana Época uma fotografia da princesa Maria de Beatriz de Saboia comendo um gelado na geladaria Santini. Já nesta altura a marca havia alcançado renome internacionalmente.

  7. 1960

    Nova geladaria no edifício do Cinema de São José, em Cascais

    11 anos após a abertura da primeira loja, Attilio abre nova geladaria no edifício do Cinema de São José, em Cascais, vindo a encerrar a do Tamariz um ano mais tarde.

  8. 1971

    Nova geladaria na Avenida Valbom, em Cascais

    Anos mais tarde abre uma nova geladaria, esta que até hoje se mantem aberta, na Avenida Valbom, em Cascais.

  9. 1972

    Isabel Santini e Eduardo Fuertes dão inicio à sua colaboração na geladaria

    Isabel Santini e o seu noivo Eduardo Fuertes dão inicio à sua colaboração na geladaria, com vista à continuidade do negócio. Viriam a casar dois anos mais tarde e a ter dois filhos, Eduardo e Ricardo Santini Fuertes.

  10. 1994

    Medalha de mérito da Câmara Municipal de Cascais

    Já reformado, Attilio Santini recebe a medalha de mérito da Câmara Municipal de Cascais pelo seu contributo para a comunidade. Nesta altura a geladaria era já gerida pela sua filha Isabel Santini e marido Eduardo Fuertes.

  11. 1997

    Eduardo Santini Fuertes inicia a sua colaboração na geladaria

    Eduardo Santini Fuertes inicia a sua colaboração na geladaria, seguindo o exemplo do seu irmão Ricardo. Colaboração essa que viria a durar até aos dias de hoje em que é Administrador da marca. Nesta data, cumpre-se o desejo do seu avô de seis gerações de mestria na arte de fazer gelados.

  12. 2005

    Abre o 1º laboratório e loja em S. João do Estoril

    Aqui é onde fica a Unidade de Produção da Bolacha, onde são produzidos os nossos cones e bolachas, todos eles feitos com a receita original mantida desde a abertura da primeira loja.

  13. 2009

    Aquisição de participação da empresa por Filipe de Botton

    50% do capital da empresa é adquirido por Filipe de Botton, no 2º trimestre de 2009.
    Também neste ano são comemorados os 60 anos da marca com uma enorme festa na loja de Cascais, onde fecharam a rua para realização de diversas animações e foram oferecidos gelados a todos os presentes.

  14. 2010

    Abertura da loja do Chiado

    Abre a a loja do Chiado, iniciando-se assim o processo de expansão geográfica da marca para Lisboa.

  15. 2012

    Unidade de Produção de Carcavelos

    Abre a unidade de Produção de Carcavelos de forma a aumentar a capacidade de produção para fazer face às necessidades das novas lojas.

  16. 2013

    Santini em Carcavelos

    Abre a loja de Carcavelos ao lado da Produção, uma das mais importantes e conhecidas lojas da marca hoje em dia.

  17. 2014

    Loja no Mercado da Ribeira

    Abre a loja do Mercado da Ribeira (Mercado Timeout), consolidando assim a presença da Santini em Lisboa num local altamente turístico.

  18. 2015

    Novas lojas Santini no Porto, Baía de Cascais e Belém

    Abrem as lojas do Porto, Cascais Baía e Belém como parte do processo de expansão da marca, procurando estar sempre mais próxima dos seus clientes e em locais estratégicos da cidade.

  19. 2018

    Santini Expo

    Abre nova loja Santini no Parque das Nações.

  20. 2019

    Novas lojas Amoreiras
    e Oeiras Parque

    Abrem as lojas do Amoreiras e Oeiras Parque, marcando uma mudança significativa na estratégia da marca ao abrir lojas em centros comerciais, como forma de combater a sazonalidade do negócio.